Reconhecendo o impacto significativo no desenvolvimento social e económico das comunidades mais desfavorecidas, a União das Mutualidades Portuguesas atribuiu o Prémio Mutualismo e Solidariedade Internacional à Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONG-D) Na Rota dos Povos.
Esta ONG-D, fundada em 2001 em Matosinhos, tem sido uma força motriz na promoção da educação e redução das desigualdades na Guiné-Bissau, através do projeto “A Educação é o Caminho”, onde conseguiram equipar 220 salas de aula em 50 escolas, criar cinco bibliotecas fixas e uma itinerante, estabelecer duas salas de informática e fornecer material escolar a 10 mil alunos anualmente. Além disso, a organização apoia crianças órfãs, oferece educação especial e criou uma academia desportiva.
Susana Antunes, Presidente da ONG-D, destacou a importância deste prémio, afirmando: “O facto de reconhecerem a nossa atividade é para nós muito importante. Somos uma organização de base voluntária e todos nós somos voluntários; diretores, quem vai ao terreno… Só quem trabalha nas estruturas locais é que não, mas a nossa base é voluntária e todo o nosso sustento vem de donativos em Portugal. Sermos reconhecidos é uma honra enorme e estamos muito felizes por isso.”