O XIV Congresso Nacional do Mutualismo, agendado para 24 de maio, no Hotel Solverde, em São Félix da Marinha, “será um momento importante” de reflexão e debate sobre o os desafios que o mutualismo e o setor social enfrentam no futuro.
O evento, que também assinala 848 anos de mutualismo em Portugal, vai abordar temas como “O futuro da geração mais bem preparada de sempre”, “Uma agenda para uma sociedade mais humanista” os desafios das mutualidades para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a “Estratégia para o Envelhecimento Ativo e Saudável”. Oportunamente, divulgaremos os nomes dos reputados oradores que desenvolverão cada um dos temas.
O anúncio dos vencedores dos Prémios Inovar Para Melhorar e Trabalhador do Ano e a entrega dos Prémios Cidadania e Solidariedade e Mutualismo e Solidariedade, nas categorias Nacional e Internacional são pontos altos deste Congresso que reúne dirigentes e colaboradores das mutualidades, membros do Governo, parceiros e outros stakeholders da União das Mutualidades Portuguesas.
Um dos factos que marcará o evento será a apresentação e exposição da “Manta da Solidariedade”, que resulta da junção de retalhos decorados pelas mãos e imaginação de muitos idosos dos centros de dia e de convívio, lares e universidades seniores das associações mutualistas.
Esta manta simbolizará a solidariedade e a entreajuda, valores fundamentais do mutualismo, um movimento social com raízes históricas profundas na sociedade portuguesa, evocando, desta forma os seus 848 anos. A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, através de formulário disponível AQUI.